“De porta em porta”. A busca do emprego por uma pessoa com paralisia cerebral.
Sinopse
O filme é baseado na história verdadeira de Bill Porter. Bill (William H. Macy) nasceu com Paralisia Cerebral, o que acarretou limitações na sua fala e nos seus movimentos. Com o apoio sempre presente de sua mãe, o filme mostra a luta de Bill para conquistar um emprego de vendedor de porta em porta. Após convencer o empregador a lhe dar uma chance, Bill consegue o emprego.
Tanto na entrevista de seleção para a vaga de emprego como nos primeiros contatos com seus clientes, ele vivencia situações de preconceito e rejeição. No entanto, nunca se esquece o que sua mãe lhe ensinara: paciência e persistência. Aos poucos, Bill começa a conquistar a amizade e a confiança de seus clientes, tornando-se um vendedor muito querido e competente. Por mais de 40 anos Bill caminhou 16 quilômetros por dia e, para ajudá-lo nesta trajetória, além da sua mãe e Gladys (Kathy Baker), surgiu Shelly Soomky Brady (Kyra Sedgwick).
Principais situações interpessoais
O filme mostra diversas situações interpessoais e profissionais que criam demandas para emissão de habilidades sociais. No início, há uma cena em que Bill Porter enfrenta uma entrevista de seleção de emprego. O desempenho assertivo juntamente com componentes não-verbais e paralinguísticos foram considerados importantes para Bill Porter conquistar a oportunidade de trabalho.
Após obter a vaga de vendedor, o desempenho interpessoal-profissional pode ser analisado em diferentes situações: estabelecimento do contato com os clientes, apresentação dos produtos, fechamento das vendas, entre outras ocasiões essenciais para o exercício dessa ocupação.
Por quê assistir?
A análise deste filme pode ser utilizada como procedimento pedagógico para identificação de habilidades sociais em pessoas com deficiência física. A reflexão pode ser fundamentada na relevância das habilidades sociais como fator de inclusão e desenvolvimento profissional para pessoas com necessidades educacionais especiais.
A análise do filme, na perspectiva das habilidades sociais, foi publicada por Camila de Sousa Pereira e Prof. Dr. Almir Del Prette na Revista Brasileira de Orientação Profissional.
Pereira, C. S. & Del Prette, A. (2007). Vendedor com Paralisia Cerebral bem-sucedido: Análise de um filme na perspectiva das habilidades sociais. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 8, 87-91.
Fonte: ufscar
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Rodinha dianteira quebrada. Como lidar com um pronto socorro.
Rodinha dianteira quebrada. Imprevistos podem acontecer a qualquer hora em qualquer lugar, por isso o mais importante é saber lidar com eles.
Turismo acessível na política. Comissão do Turismo destaca a importância da acessibilidade.
Turismo acessível na política da Câmara Municipal de SP. Comissão do Turismo destaca a importância da acessibilidade para as PcD.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
0 comentários