O artigo a seguir foi publicado pelo Instituto Pró Cidadania em seu Jornal IPC em Ação, Edição 08, Ano 2 de novembro de 2012 a janeiro de 2013. Na seção “Quem faz história”, que destaca personalidades diferenciadas na área da inclusão no trabalho.

Ricardo Shimosakai é exemplo de que vontade e determinação superam, e literalmente, os obstáculos. Vítima de um tiro durante um assalto em 2001, o que o tornou paraplégico, Ricardo decidiu abrir seu próprio negócio usando sua experiência pessoal em viagens com acessibilidade para cadeirantes.

Foi daí que surgiu, em 2004, a Turismo Adaptado – uma agência especializada em montar e organizar roteiros nacionais e internacionais voltados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, à vontade do cliente.

Com muitas fotos e lembranças do mundo todo na bagagem, Ricardo aponta: “Bonito e Foz do Iguaçu, no Brasil, e Espanha e Estados Unidos, no exterior, são locais com boa infraestrutura para atender à pessoa com deficiência, mas é preciso fazer um planejamento direcionado para identificar melhor essas facilidades”.

Para ler a publicação original, acesse IPC em Ação – Edição 08

Esta publicação é produzida pelo Instituto Pró-Cidadania e dirigida a seus clientes e parceiros. Periodicidade: bimestral. Projeto editorial e redação: Caractere Comunicação – Fabiana Colturato Aidar. Projeto e design de conteúdo: Aqualithy78. Fotos: arquivo IPC. Envie seus comentários ou sugestões para [email protected]. Conheça mais sobre o IPC pelo www.institutoprocidadania.org.br

" });