ProDeaf. Comunicação sem barreiras para pessoas que possuem deficiência auditiva.

por | 25 jan, 2013 | Turismo Adaptado | 1 Comentário

Você já entrou em site com textos em uma língua estrangeira? Quem não a domina, não vai entender nada. É assim que a maioria dos surdos brasileiros se sente ao acessar os sites do país, pois eles se comunicam através da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e não em português. Segundo informações levantadas pela start up pernambucana Proativa Soluções, apenas 7% dos surdos leem perfeitamente textos escritos em português. E sim, eles querem ser chamados de surdos mesmo. Nada de rotulá-los como deficientes auditivos.

Apesar da popularização de computadores, tablets, celulares e smartphones, e, consequentemente, um acesso melhor à informação e possibilidades de conversar com outras pessoas, as dificuldades ainda são grandes para os surdos. O problema principal está justamente na diferença entre o português e a Libras, que é visual e não alfabética. Ou seja, para entender as publicações dos sites na língua portuguesa, o surdo precisa ser bilingue.

Para atender às necessidades dos surdos, o especialista em desenvolvimento de softwares e professor de Libras Marcelo Amorim, destaca a importância do conteúdo dos sites ser disponibilizado em Libras e os vídeos terem ao menos legenda. “A maioria tem dificuldade com a língua portuguesa. E os surdos que não sabem português, dificilmente conversam com ouvintes que não saibam Libras”, explica durante entrevista via chat do Facebook.

Resolver a questão do entender e ser entendido entre surdos e ouvintes motivou a criação da startup pernambucana Proativa Soluções. Uma das ferramentas desenvolvidas pela incubada no Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep) é justamente a tradução de sites para Libras. Com o tradutor, o conteúdo de qualquer website e vídeo institucional é interpretado por um personagem em 3D animado.

Outra iniciativa visando atender aos surdos, é um ambiente criado pelo Bradesco na sua página no Facebook. Na aba Libras, dentro do facebook.com/Bradesco, é possível encontrar, por enquanto, 10 vídeos explicativos sobre os produtos bancários oferecidos. O material, desenvolvido pela agência digital CdClip, também disponibiliza 10 emoticons para serem usados nos comentários.

Para ajudar na conversa pessoalmente, a Proativa também criou um aplicativo para smartphones em que o usuário pode selecionar qualquer palavra em português e ver sua representação em Libras, também através de um personagem em 3D animado. O app, intitulado de Prodeaf, ainda não está disponível, mas será lançado para aparelhos equipados com os sistemas operacionais iOS, Android e Windows Phone.

A plena comunicação entre ouvintes e surdos fica completa através da opção de tradução da voz em Libras pelo Prodeaf. Assim, o surdo poderá ver o personagem em 3D falando na Língua Brasileira de Sinais o que o ouvinte está dizendo.

Assista ao vídeo sobre como o aplicativo ProDeaf funciona:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=oaTHI9MlkVY]

Fonte: Diário de Pernambuco

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

1 Comentário

  1. Gilsimar

    Oii bom diia !

    celular de libras videos

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });