Amargo Regresso. O drama e o romance de um militar paraplégico.
Coming Home (br: Amargo regresso — pt: O regresso dos heróis) é um filme norte-americano de 1978, do gênero drama, dirigido por Hal Ashby. O roteiro, escrito por Robert C. Jones, Waldo Salt, Nancy Dowd e Rudy Wurlitzer (não creditado), é vagamente baseado no romance de mesmo nome de George Davis. O filme mostra um painel realista dos efeitos causados pela guerra do Vietnã nos Estados Unidos.
A história se passa no ano de 1968. Sally é casada com um oficial do exército norte-americano que embarcou para o Vietnã. Ela então vai trabalhar num hospital de veteranos e lá conhece e se apaixona por Luke, em ex-soldado que ficou paraplégico. Os acontecimentos que se seguem tornam-se dramáticos para todos os envolvidos.
O papel de Luke Martin foi originalmente oferecido a Sylvester Stallone. O personagem foi vagamente inspirado em Ron Kovic, um veterano da guerra do Vietnã que ficou paraplégico. Mais tarde, Tom Cruise interpretou Kovic em Born on the Fourth of July (1989). Jane Fonda teve uma “dublê de corpo” nas cenas de sexo.
Cena marcante do filme “Amargo Pesadelo” mostra um autista num duelo de banjos. Um duelo de banjos gerou a seguinte “Lenda Urbana”, que circula pela Internet. Consta ser uma cena verídica. O garoto da cena não é ator, apenas um autista e cego que residia no local onde estavam sendo feitas as filmagens. A equipe parou num posto de gasolina para abastecer e aconteceu a cena mais marcante que o diretor teve a felicidade de encaixar no filme.
Oscar 1979 (EUA)
• Venceu nas categorias de melhor ator (Jon Voight), melhor atriz (Jane Fonda) e melhor roteiro original.
• Indicado nas categorias de melhor Ffilme, melhor diretor, melhor ator coadjuvante (Bruce Dern), melhor atriz coadjuvante (Penelope Milford) e melhor edição.
Globo de Ouro 1979 (EUA)
• Venceu nas categorias de melhor ator – drama (Jon Voight) e melhor atriz – drama (Jane Fonda).
• Indicado nas categorias de melhor filme – drama, melhor diretor, melhor ator coadjuvante (Bruce Dern) e melhor roteiro.
Festival de Cannes 1978 (França).
• Voight recebeu o prêmio de melhor ator.
Prêmio NYFCC 1978 (New York Film Critics Circle Awards, EUA)
• Venceu na categoria de melhor ator (Jon Voight).
Fonte: Wikipedia
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários