Museu realiza atividades especiais para público aprender sobre o café
O Museu do Café promove a 6ª Primavera dos Museus, em Santos, no litoral de São Paulo. O evento é realizado para discutir a função social dos equipamentos museológicos.
A iniciativa mobiliza mais de 800 museus de todo o país. Na Baixada Santista, os participantes da programação conhecerão um pouco mais sobre a história de Santos e do funcionamento do Edifício da Bolsa Oficial de Café.
A programação conta com jogos educativos para todas as idades, por meio de atividades lúdicas e interativas. Alguns moradores de rua participarão de um curso para aprender a manusear uma máquina de café espresso e conhecer as variedades e espécies de café, colheita, tipos de secagem, características principais da bebida.
O público terá a oportunidade de agendar visitas guiadas que exploram outros sentidos, como o tato e o paladar. Os visitantes irão usar vendas nos olhos e serão orientados pelos educadores a conhecer o Museu e o Edifício. “A gente vai proporcionar uma coisa diferente. Além do olhar a gente vai tentar fazer com o que as pessoas sintam o museu, com o nosso carro chefe que é o café”, diz a Eliane Fernandes educadora do Museu. As pessoas poderão tocar no prédio e nos objetos selecionados do acervo e degustar vários tipos de café, percebendo a peculiaridade de cada região produtora. Segundo Marcela Rezek, coordenadora técnica do Museu do Café, através do tato e da visualização os participantes irão diferenciar qual o café bom. “As crianças vão aprender como era a negociação do café na época da Bolsa Oficial e aprender a montar uma pequena exposição”, explica.
As inscrições, para todas as atividades, devem ser feitas pelo telefone (13) 3213-1750. O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada.
Confira a programação completa da 6ª Primavera de Museus:
Jogos educativos
Datas: 25 a 30 de setembro
Horário: 9h30 às 17h
Visita sensorial
Datas: 26, 27 e 28 de setembro
Horário: 14h
Curso de Capacitação “Meu Espresso” – Associação Prato de Sopa Monsenhor Moreira
Datas: 25 de setembro
Horário: 9h30 às 16h
Oficina de criação de centro de memória
Datas: 26 de setembro
Horário: 10h às 16h
Workshop sobre o Sistema Braille
Datas: 27 de setembro
Horário: 14h30 às 17h
Fonte: G1
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários