Guia de Acessibilidade em Eventos promove práticas inclusivas

por | 21 ago, 2012 | Turismo Adaptado | 0 Comentários

A publicação se destina às empresas responsáveis pela organização de palestras, workshops, feiras ou outros encontros abertos ao público.

Acaba de ser lançado o Guia de Acessibilidade em Eventos, que tem como objetivo promover práticas inclusivas na organização de eventos e se destina às empresas responsáveis pela organização de palestras, workshops, feiras ou outros encontros abertos ao público.

O guia está baseado na legislação vigente, com informações públicas divulgadas na internet ou obtidas no aprendizado tirado de sua implantação em oito eventos realizados pela empresa Red Bull ao longo de 2011.

A publicação foi produzida coletivamente, contando com avaliação técnica da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo, análise de viabilidade e difusão da XYZ Live, implantação-teste em eventos pela Red Bull, assessoria jurídica da Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, apoio em difusão do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (Gife) e do Instituto Mara Gabrilli e lay-out e difusão da Repense.

O material aborda várias questões que envolvem a inclusão em eventos, incluindo os seguintes tópicos:
– Planejar é essencial;
– Áreas reservadas;
– Autonomia para todos;
– Banheiros;
– Reserve vagas;
– Comer e beber;
– Sinalização;
– Em caso de emergências;
– Comunicação para todos; e
– Equipe informada.

Formadora de opinião, a deputada federal Mara Gabrilli afirma que “durante anos as pessoas com deficiência ficaram esquecidas, não só pelo Poder Público, mas também pela sociedade. Essa situação está mudando. Hoje, são milhões de brasileiros com deficiência que vão às ruas para consumir cultura, lazer etc. É fundamental que os eventos também estejam preparados para receber essa parcela da população, não apenas na adequação de sua estrutura como também em relação aos recursos humanos. Este guia vem contribuir para isso se concretize”.

Fonte: Instituto Ethos

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });