Boeing 787 Dreamliner, acessibilidade na indústria aeronáutica
O novo avião da Boeing – 787 Dreamliner entrou em serviço em 2008, para os passageiros experimentarem uma nova e confortável qualidade em seus vôos, graças às melhorias de acessibilidade no avião. “Nós analisamos os assuntos referentes à acessibilidade do 787 diante dos outros aviões do mercado e incorporamos avanços para melhor acomodar passageiros de todas as idades e com todos os níveis de acessibilidade”, diz Mike Bair, vice-presidente e gerente geral do programa do 787. “Estes avanços, como as grandes janelas do Dreamliner, os compartimentos para bagagem de mão, baixa altura da cabine e filtro de ar, asseguram que todos desfrutarão da melhor experiência ao voar no 787 Dreamliner”, completa Bair.
Em parceria com o Centro Nacional de Acessibilidade nos Transportes da Universidade Estadual de Oregon (National Center for Accessible Transportation at Oregon State University), a Boeing desenvolveu pesquisas sobre a melhoria na acessibilidade. Como parte da pesquisa, os engenheiros da Boeing que desenharam o interior das aeronaves simularam as mesmas condições de pessoas com mobilidade e percepções sensoriais e cognitivas limitadas. Após esta etapa, a equipe trabalhou com pessoas que possuem estas limitações a fim de conferir as melhorias.
Virtualmente, todos os aspectos no interior do Dreamliner favorecem o conforto dos passageiros. Todos os lavatórios a bordo do Dreamliner, por exemplo, apresentam design universal e puxadores de porta, internos e externos, mais intuitivos e facilmente acessíveis para passageiros com agilidade manual limitada. Apoios manuais instalados em todos os lavatórios são fáceis de segurar e oferecem maior estabilidade graças a sua disposição. Dentre as benfeitorias “Sem toque” estão os dispositivos para o controle do fluxo de água, descarga e tampa de lixeira acionados através de sensores infravermelhos, melhorando a operação mecânica, tornando-as mais fácil para o uso.
O Boeing Dreamliner também oferece dois lavatórios acessíveis à cadeira de rodas, cada um com melhorias significativas. Com largura de 1,42m o lavatório teve sua entrada redimensionada e o toalete oferece mais área extra para o uso, deixando mais fácil ao usuário o alcance e uso de suas facilidades. Com 1,42 por 1,44m, o lavatório tem a parede central removível e pode ser convertido em lavatório único, maior e de acesso ainda mais fácil à cadeira de rodas. Outras facilidades aos usuários de cadeira de rodas são o botão adicional de descarga e a barra dobrável de auxílio para transferência independente.
Outros benefícios são vistos em vários pontos do avião. Os puxadores exteriores estão melhor posicionados para acomodar passageiros de todas as alturas e níveis de mobilidade. Os bagageiros são de fácil alcance e suas travas podem ser puxadas ou empurradas, eliminando incertezas no manuseio. Grandes armários foram criados na cabine de passageiros para acomodar cadeiras de rodas pessoais e conferir maior segurança em seu transporte. Como já existe em alguns aviões, os assentos do corredor têm braços de descanso removíveis, o que oferece aos passageiros com mobilidade reduzida, acesso mais fácil aos seus assentos.
“A Boeing está fazendo um esforço contínuo para identificar oportunidades de melhorar a qualidade em seus vôos”, explica Bair. “O 787 Dreamliner estabelecerá um novo padrão de acessibilidade na indústria de aviões”, conclui o executivo. O Boeing 787 Dreamliner, oferece aos passageiros a melhor experiência de vôo e opera com a maior eficiência entre os jatos comerciais do mercado. Usando 20% menos combustível por passageiro que os similares de mesmo porte, o 787 é desenhado para promover menos emissão de ruídos nos pousos e decolagens.
Dentro do avião, os passageiros encontrarão filtros de ar e as maiores janelas da categoria, mais espaço para bagagens de mão e maior controle de luminosidade. Trinta e oito companhias aéreas tem firmado 490 pedidos de compra desde o lançamento do 787, em abril de 2004. Tudo isto faz do Dreamliner o lançamento de maior sucesso na história da Aviação comercial.
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
2 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
essa idéia é excelente, imaginei tanto como poderia um dia sair em uma viagem internacional em uma aeronave asim, pois viajo por aqui em voo comercial de maximo 2 horas aí eu me programo, mas em caso de urgencia, nem pra quem tem uma dinamica boa é facil de encarar os toilettes em vôo.
boa idéia essa.
vinicius cadeirante
abraços a vc ricardo e dmais leitores.
Olá Vinicius,
Em um outro avião muito bom, a intenção não era ser acessível para pessoas com deficiência, mas como era propriedade de um Sheik Árabem, tinha um espaço muito amplo, com salas, bar, banheiro e outros detalhes feitos em ouro e materiais preciosos