1º Fórum de Acessibilidade e Inclusão pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia de Mato Grosso (SBOT-MT) realiza no dia 10 de junho a primeira edição do “Fórum de Acessibilidade e Inclusão 2017”, no Centro de Eventos do Pantanal, das 8h às 12h. O objetivo do evento é a promoção de ações com efeito educativo ( motivacionais ) que retratam a acessibilidade e inclusão como atributos imprescindíveis na sociedade , permitindo que todos possam desfrutar das mesmas oportunidades em Turismo , Esporte , Lazer e Cultura .
A iniciativa surgiu da necessidade de conscientização sobre a importância do desenvolvimento do Turismo de Inclusão no Estado, que é rico em belezas naturais e possui diversas opções de lazer. De acordo com presidente da SBOT-MT, Dr. Márcio (…)
O direito constitucional de acessibilidade é , antes de tudo , uma materialização do direito constitucional de igualdade . O planejamento de ações que levam em consideração a acessibilidade ao meio físico , possibilitará a construção de uma sociedade inclusiva que assimile progressivamente a ideia de integração social e espacial das pessoas com todas as suas diferenças . Além , das barreiras físicas , existem as sociais que são , contudo , obstáculos discriminadores capazes de excluir a pessoa portadora de deficiência do convívio coletivo . A declaração dos direitos das pessoas deficientes ( ONU 1975 ) e a Constituição Federal ( BRASIL 1988 ) defendem a importância de campanhas de sensibilização e de informação , dados que balizam a realização do I Fórum de Acessibilidade e Inclusão / MT .
A relação próxima com pacientes portadores de mobilidade reduzida durante a prática médica , o entendimento de suas limitações físicas e de inclusão social e a experiência esportiva com pessoas portadoras de necessidades especiais ( PNEs ) foram situações de convívio pessoal que me fizeram despertar a necessidade de promover esse modelo de ação
O Fórum traz na programação a palestra sobre o projeto “Montanha Para Todos”, com seus idealizadores Guilherme Simões e Juliana Tozzi, que desenvolveram uma cadeira de rodas especial.
O projeto nasceu após Juliana descobrir que possuía uma síndrome rara degenerativa no cerebelo, que traz a perda dos movimentos, dificuldades para falar e se manter em equilíbrio, a impossibilitando de praticar montanhismo, atividade que realizava com marido. Diante da dificuldade da mulher em continuar escalando, Guilherme, que é engenheiro, desenvolveu uma cadeira adaptada para que pessoas com mobilidade reduzida pudessem percorrer caminhos estreitos e subir pedras de difícil acesso.
Em entrevista para ‘O Estadão”, Guilherme diz que agora a ideia é que “Juliete”, nome dado para a cadeira pela esposa, comece a levar outras pessoas com dificuldades físicas a praticar esportes como montanhismo e trilha. “O nosso sonho é disponibilizar as cadeiras adaptadas nos parques nacionais”.
A idéia em trazer o projeto “ Montanha para Todos “ surgiu após o contato com o Guilherme e Juliana durante uma feira de Esportes e Aventura em São Paulo . A realização da Palestra vinculada a doação da cadeira adaptada “ Juliette “ ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi de encontro ao modelo de ação previamente elaborado .
Além da apresentação do projeto Montanha para Todos, o evento conta com a participação de Ricardo Shimosakai, turismólogo e diretor da ‘Turismo Adaptado”, empresa situada no estado de São Paulo, que trabalha a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, no lazer e turismo. Em 2001, Ricardo levou um tiro durante um sequestro relâmpago, que fez com que perdesse os movimentos das pernas. Após o incidente Ricardo quis voltar a viajar e a partir daí começou sua luta pela acessibilidade.
O SugoiTeam, de Cuiabá, também confirmou presença no Fórum de Acessibilidade e Inclusão. O presidente do grupo, Júnior Sakuma irá dar a palestra “Inclusão no Esporte”. Fundado em abril de 2016, incluir os cadeirantes na prática esportiva e melhorar a qualidade de vida é o objetivo do projeto, que nasceu dentro de uma sala de aula, entre acadêmicos de educação física e nutrição.
Todas as palestras são gratuitas e as inscrições para participar podem ser feitas pelo telefone (65) 98118-4390 ou por e-mail: [email protected].
Programação:
Montanha Para Todos
Palestrantes: Guilherme Simões e Juliana Tozzi
Turismo Adaptado
Palestrante: Ricardo Shimosakai
Inclusão no Esporte
Palestrante: Júnior Sakuma (Projeto SagoiTeam)
Serviço:
1º Fórum de Acessibilidade e Inclusão 2017
Quando: 10 de junho, das 8h às 12h
Onde: Centro de Eventos do Pantanal
Entrada gratuita
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários