10 Aplicativos para acessibilidade. Tecnologia à serviço da independência.
10 Aplicativos para acessibilidade. Tecnologia à serviço da independência.
Auxiliar na identificação de locais acessíveis, na comunicação de pessoas com deficiência auditiva, descrição de objetos para aqueles que não conseguem enxergar, os aplicativos para acessibilidade podem facilitar muito o cotidiano ou também atividades específicas de lazer.
Atualmente, existem até competições e empresas que valorizam a criação deste tipo de ferramenta, como uma forma de valorizar a inclusão social. A Turismo Adaptado listou 10 aplicativos para acessibilidade de destaque, para diferentes tipos de deficiência.
10 Aplicativos para acessibilidade
WhatsCine
guiaderodas
Spread The Sign
Hand Talk
Biomob
Biomob mapeia as cidades e traz avaliações de restaurantes, bares, teatros, hotéis, praças, museus e tantos outros lugares no quesito de acessibilidade. Nesta versão você encontrará mais de 1.000 endereços avaliados. Agora você saberá onde há rampas, cardápios em braile, banheiros adaptados, intérpretes de LIBRAS, vagas exclusivas de idosos e outros itens importantes. O usuário também pode fazer sua própria avaliação e fotos, auxiliando aos demais usuários de forma colaborativa.
CittaMobi Acessibilidade
Você não precisa mais estar no ponto para saber que horas seu ônibus vai passar. Com o CittaMobi Acessibilidade é fácil se programar, seja para ir para o trabalho, para casa ou para a balada, saiba em tempo real a que horas seu ônibus vai chegar. Com o CittaMobi Acessibilidade você pode consultar a Previsão de Chegada de seu ônibus em TEMPO REAL. Com apenas um toque visualize em quanto tempo seu ônibus estará no seu ponto de preferência. Não é estimativa, é previsão baseado na localização atual do ônibus.
Wheelmap
Be My Eyes
Be My Eyes é um aplicativo para uma pessoa cega que precisa de ajuda remotamente através de uma conexão de vídeo ao vivo. Os usuários cegos podem solicitar ajuda de uma pessoa com visão e os usuários com visão serão chamados por ajuda. Assim que o primeiro usuário avisado aceita a solicitação de uma conexão de áudio-video ao vivo, ele será configurado entre os dois e o usuário avisado para dizer à pessoa cega o que ele vê quando o usuário cego aponta seu telefone para algo usando a câmera frontal
Enable Viacam
LetMeTalk
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
Muito boa matéria
Parabéns
Obrigado Valmir!
Apesar de não ter um foco em acessibilidade, gostaria de saber do que acha do app Tipr (https://tiplr.com/), que tem por propósito ser uma comunidade onde viajantes compartem dicas.
Qualquer aplicativo sobre viagens é válido, pois as necessidades que um viajante convencional tem, um viajante com deficiência também tem. A questão é que o viajante com deficiência, às vezes precisa de informações a mais, que envolve acessibilidade, ou de informações específicas.
Sim, eu penso que o desafio é como trazer o viajante com necessidades especiais para que ele também possa dar feedbacks sobre o que poderia ser oferecido. E como tornar a acessibilidade algo comum entre provedores de informações.
Não conhecia esses recursos de tecnologia assistiva. Gostei muito. Parabéns.
Novos aplicativos são criados todos os dias. Depois vou pesquisar para encontrar novos.